Nós adoramos filmes em geral, mas independentes da América Latina tem um sabor especial na hora de decidir o que vamos assistir.

A ideia deste pequeno lugar na página é deixar aqui alguns filmes e documentários de países onde fomos passando  de bicicleta. Não só na América Central, mas também no México e Cuba!

Uma boa maneira de aprender e viajar por países é compreender suas histórias através do cinema. Aceitamos sugestões !!!

PANAMÁ:

  • Curundú (2007 )

Curundú-hdEste é um documentário que conta algumas histórias de um dos bairros mais pobres e marginalizados da Cidade do Panamá. Kenneth é um personagem carismático, cujo trabalho de tirar fotos de seus vizinhos de Curundú. “Um bandido quase aposentado” e um homem com um talento para contar histórias.

 

NICARÁGUA :

  • Alsino eo Condor (1983)
Alsino e Condor

Em 1983, ela foi nomeada para um Oscar de melhor filme estrangeiro.

É um filme feito na Nicarágua em 1982, escrito e dirigido pelo cineasta chileno Miguel  Littin, baseado em uma versão livre do romance Alsino  o escritor chileno Pedro Prado.

Ele está localizado na Nicarágua, para a guerra contra a ditadura de Anastasio Somoza, entrelaçada com a história de um menino que entrega o seu próprio. Alsino sonhos de vôo e desejo se confunde com o vôo do Condor, um conselheiro militar helicóptero americano que anda na etapa da luta. Condor leva você em um vôo de helicóptero, mas impressionou, Alsino diz “Eu quero voar sem ajuda.”

http://www.ccplm.cl/sitio/alsino-y-el-condor/

 

  • A Canção de Carla (1997)

A Canção de Carla

Um representante do trabalhador médio em Glasgow (uma rotina de motorista cansado projetado para mascarar a ausência de estímulos e futuro) conhece em primeira mão o conflito perdido em um país que provavelmente não sabe localizar no mapa (o pós-Somoza na Nicarágua, fantoche ditador dos Estados Unidos) por causa de uma bela guerrilheira com cicatrizes profundas e dolorosas desbloqueadas.

O protagonista, a partir de sua posição inicial problema estrangeiro (transposição do espectador, o ocidental relativamente bem e relativamente ignorante) descobre a realidade por meio de impactos graduais de intensidade; uma progressiva abertura olhos para o horror que mutila a beleza de um país idílico (personalizado Carla).

http://youtu.be/31wOfpkUl2E

EL SALVADOR

  • Vida louca

baixar (3)

Durante quase um ano e meio, o diretor Christian Poveda infiltra uma das chamadas maras salvadorenhas, as gangues se enfrentam com muita força, composta de jovens tatuados da cabeça aos pés por objetivo principal a extorsão, o roubo e tráfico de drogas.

Em Campanera da colônia em Soyapango, “La Vida Loca”, filmado com câmera na mão, pega a vida quotidiana dos membros de uma das principais gangues em El Salvador, La Mara 18, que se caracteriza pela sua própria língua, tatuagens, códigos e níveis elevados de agressão, violência e crime. Essa quadrilha ea Mara Salvatrucha, mesmo novamente e crueldade, impulsionado pela negação de tudo e de morte, vivendo uma guerra sem misericórdia. Alguns destes jovens foram mortos durante a gravação, como mostrado na documental.

http://www.peliculas4.com/ver-la-vida-loca-2008-online-9-769.html

 

  • Uno, a história de um gol

baixar

Este documentário leva um dos temas que excitam multidões, futebol, e se concentra seleção salvadorenha Mundialista 1982, que tanta alegria e tanta decepção causada enquanto a El Salvador. A alegria de eliminar o México eo tipo de ir para a Espanha ’82 e decepção para chegar a um desonroso recorde mundial que até hoje é lembrado.

Condições sociais e guerra civil foram dois elementos que, sem dúvida, influenciaram o futebol naqueles dias. O país foi radicalmente dividido e ainda Selecta naqueles dias era uma junção e convergência entre os salvadorenhos. Uma história incrível bem contada neste documentário.

 

  • Romero (1989)

alecrim

Em El Salvador, no final dos anos 70 e início dos anos 80 foi uma época de tensões políticas e guerrilheiros. A falta de liberdades, o fosso entre ricos e pobres (10% da população se 80% da riqueza do país), somado ao aumento da tensão internacional entre o Ocidente eo bloco comunista, ajudou a aquecer o país.

El Salvador, o menor país da América Central com uma população de cerca de 6 milhões de pessoas é dominado por quatorze pousou as famílias que têm de recorrer ao exército, do poder e da Igreja.

Oscar Romero tinha acabado de ser apontado como o arcebispo, o pensamento conservador não causar problemas para as elites dominantes. Após a morte de seu colega e amigo padre Grande Romero fala contra os esquadrões da morte e táticas terroristas usados pelo governo, sobre a injustiça social ea luta pelos direitos humanos. Ele é identificado com a Teologia da Libertação.

A 24 de março de 1980 é morto. Pouco tempo depois, começa uma guerra civil brutal de anos atrás tinha sido dormente e que durou 12 anos.

  Maçã Azul (2006)

Blue apple

 

Este é um documentário sobre o escritor e pintor salvadorenho Salarrué. (SALARUE 1899-1975) e de sua vida em Nova York. O documentário mostra uma imagem geral do artista e criativo pessoa (Sagatra), a reunião sua alma gêmea “Blwny” encarnado amor ideal em Leonora Nichols. A mulher mística e proibido que atormentar até o fim de seus dias em El Salvador, onde morreu esquecido.

Adelanto:

  • Vozes Inocentes (2004)

Vozes inocentes

O filme se passa durante a Guerra Civil de El Salvador * (1980-1992) em 1980 e baseia-se na infância do escritor salvadorenho Oscar Torres. Aborda o uso de crianças pelo exército e também mostra a injustiça contra pessoas inocentes que são forçados a lutar na guerra.

Chava conta a história de um menino de 11 anos que vive com a preocupação de ser recrutados como crianças com mais de 12 são recrutados para se preparar para a guerra. Seu pai deixou a família para ir para os Estados Unidos durante a guerra civil, de modo Chava início era “o homem” da casa.

Em contraste com a violência vivida por Chava, também experimenta o primeiro amor por uma bela colega de classe, desta forma, a pequena cidade se torna parque infantil e campo de batalha da criança.

GUATEMALA

  • A gaiola dourada

21056868_20131112115004219

Este último filme conta a história de jovens migrantes guatemaltecos e indígena tzotzil indígena em sua viagem aos Estados Unidos.

Eles viajam pela América Central e México, com o sonho de se tornar uma “terra da liberdade”.

Isso deve montar o trem conhecido como “The Beast” experimentando experiências muito fortes. A triste realidade que muitas crianças passam ainda. Assassinatos, seqüestros, estupros, mutilações e até mesmo suicídio são abundantes ao longo do caminho.

http://www.fullpeliculashd.com/pelicula/1519/la-jaula-de-oro.html

(marcar opción: latino).

El oro o la vida (2006)

Frente do Cartão-convite

Atualmente América Central sofre uma invasão de empresas de mineração transnacionais. Goldcorp é a empresa de ouro canadense com maior expansão na área. Nos últimos anos suas operações causaram poluição, doença, morte, divisão da comunidade e criminalização do protesto social.En Honduras e El Salvador organização indignação e crescer a cada dia. Na Guatemala mais de 50 aldeias maias decidiram travar a expansão da mineração através de consultas à comunidade. Triste e doloroso Realidade da população continua sem os seus próprios recursos.

Carne verde, terra morta

guate

Este pequeno documentário nos permite conhecer, através da voz ea vida quotidiana das comunidades Q’eqchis ‘Polochic Valley (Guatemala), as comunidades garífunas do Mar do Caribe e do camponês e do Baixo Aguán (Honduras), suas histórias resistência ao choque e falsas soluções que os projetos incluídos dentro do novo modelo de desenvolvimento chamada economia verde em suas vidas e seu futuro como povo.

Mais uma vez, enfrentamos o velho colonialismo, promovido pelo Norte e os “emergentes”, que estão interligados com neoliberal do capitalismo, o patriarcado e militarização, causando mais expropriação de terras e perda de identidade, desta vez de cor verde.

 

Coração do Céu, Coração da Terra

Imagens (3)

Coração do Céu, Coração da Terra é um documentário sobre os povos maias, sua visão de mundo e destrución da natureza. O documentário segue seis jovens Maya em sua vida diária, suas cerimônias e sua resistência aos perigos que ameaçam sua cultura e seu ambiente. Diz suas histórias que não são pessoal e íntimo, mas constantemente imerso em temas universais.

• Cuando tiemblan las montañas

WhenTheMountainsTremble

Um documentário narrado pela indígena quiché Rigoberta Menchú, premio Nobel da paz. Mostra a história da guerra civil da Guatemala nos anos 80.  Rigoberta, uma sobrevivente do enfrentamento e opressão militar de seus brutais generais apoiados pelos Estados Unidos.

MÉXICO

  • La bestia

labestiath

Os perigos enfrentados pela América do Sul passando por México indocumentados Central e estão expostos no documentário “The Beast”, que tem como objectivo “sensibilizar” a empresa e relatar os perigos da travessia.

Este documentário retrata o sofrimento daqueles que vão em busca do “sonho americano” e diz como todos os anos, centenas deles tentam atravessar o território mexicano pendurado no trem de carga conhecido como The Beast.

Feito no México (2012)

tumblr_ma8uai95Oh1r45fq3o1_500

Documentário que busca refletir sobre a mexicanidade e mostrar o cotidiano dos mexicanos além da notícia negativa está escondida na vida cotidiana. Forte em sua mensagem entregue por sons folk contemporâneo e mexicanos. A música é impressionante e poderoso. As imagens são bastante impressionante, especialmente em formato de alta definição. Relaxe e jogar a música alta.

(Trailer)

  • A lei de Herodes (1999)
  • Herod the-lei-of-

    Este filme é ótimo! É uma comédia policial  dirigida pelo mexicano Luis Estrada, em 1999. O filme é uma metáfora sarcástica contra o poder político mexicano.

    No começo parece uma piada, mas a realidade da política no México não foge muito disso. Após o linchamento do prefeito de San Pedro de los Saguaneros (México), pela população indígena do mesmo município, Juan Vargas, um infeliz com aspirações políticas, ele é apontado como prefeito. Este aceita acreditando que é uma oportunidade de realizar seu sonho: subir em uma carreira política. Mas a situação da cidade não é como ele esperava e os problemas se acumulam. Seu patrão obriga-o a ficar, dizendo que ele tinha a Lei de Herodes, “ou você CHINGAS ou se RALA” entregando-o a apoiar a Constituição e uma arma. Vargas logo descobrir as delícias do poder, aplicando a lei em seu próprio caminho e fazendo tudo que posso para ficar rico e permanecer no poder.

     

     

  • A ditadura perfeita (2014)

A ditadura perfeita (2014)

Este filme também Luis Estrada é  outra crítica do sistema político mexicano, mas agora com a influência da televisão no país.

 Depois de mais de perna gafes frequentes cometidos pelo Presidente, a empresa de comunicações grandioso México, tem que ajudar seu aliado político, antes da emissão gera uma crise em sua imagem. Para isso, a televisão tentando desviar a atenção das pessoas, mostrando um vídeo em que a corrupção pratica governador Vargas. Desesperado para salvar seu futuro político, Vargas decide fechar um acordo secreto com a mesma TV que ele denunciou a mudar a sua imagem e tornar-se a nova estrela política no país. Eles são responsáveis pela Carlos Rojo, um produtor de televisão ambicioso e Ricardo Diaz, o chefe de reportagem da missão estação. Mas para implementar esta nova possível candidato à presidência a qualquer custo, a situação pode ficar fora de controle.

Corazón del tiempo (2009)

download

Filmado na Selva Lacandona (Chiapas, Mexico) em um povoado autorizado pela Junta de Buen Gobierno Hacia la Esperanza, o filme tem  sua própia história: quase uma década de intercâmbios culturais, de palavra, pensamento, cosmovisão; de aprender a ver e sentir o cinema. Foi gravada com o envolvimento de vários zapatistas e só teve este sucesso por conta disso, foi um trabalho da comunidade junto com os produtores. Me chamou a atenção não só plea história, mas principalmente pelo local e momento que foi gravado, justo em algumas cenas me senti como se estivesse voltando ao tempo, pois há 3 meses atrás estivemos em uma comunidade zapatista de voluntários.

Corazón del tiempo é uma viagem ao coração da resistência zapatista ” é um filme que poderia ser considerado não apenas único, mas rebelde : na vida real , os atores desde 1994 declararam guerra ao capitalismo e lutam  ” para um mundo onde caibam muitos mundos “.

 

Cascabel (1977)

images (2)

Este filme já tem seus anos, mas mostra muito da realidade da região de Chiapas, ao sul do México. Nós mesmos fomos ver com nossos próprios olhos a realidade dos Lacandomes ( descendentes maias que vivem numa região onde a biodiversidade é extremamente rica). Este, torna-se o tema deste longa: o interesse do governo e de estrangeiros nessas terras preciosas.

CUBA

Buena Vista Social Club (1999)

download

 

Un clásico cubano! Un documental lindo que mirandolo ya quieres estar en Cuba.

En 1996, el compositor, productor y guitarrista Ry Cooder viajó sin éxito a La Habana hasta los Estudios Egrem, interesado en cierta música con ritmos provenientes de África. Esto no le impidió conocer a un grupo de legendarios músicos cubanos, que habían pasado prácticamente al olvido, cuyas edades fluctuaban entre los 60 y 80 años. Filmado en 1998, este documental registra el regreso de Cooder a Cuba y el director de cine Win Wenders, junto a un reducido grupo de filmación, observó a los músicos en el estudio y rastreó sus vidas en La Habana. Así se dio inicio a este documental, que registra el viaje de los ancianos desde su país natal hasta la ciudad de New York.

 El Benny (2006)

images (1)

Benny More, não tínhamos a mínima ideia quem seria este cantor cubano. Chegando em Cienfuegos (sua terra natal) vimos seu legado cultural deixado não só na região como em todo país e resolvemos buscar algo sobre sua vida, foi assim que conhecemos esta história. O filme é baseado no famoso músico cubano Benny Moré, o longa se concentra no começo dos anos 50, quando Moré deixa a orquestra Duany e inicia sua própria Banda Gigante. Mostra seus excessos de álcool e sexo e esforços para alcançar o sucesso. Inclui versões novas de suas músicas interpretadas por músicos como Chucho Valdés, Juan Formell, Haila e Orishas.

Chico y Rita (2010)

images

 

Lindo filme cubano em desenho animado. Chico é um jovem pianista que tem grandes sonhos e Rita  é uma bela cantora com uma grande voz. Eles se conhecem em uma apresentação dela e logo se encantam um pelo outro. Depois de um tempo acabam se encontrando em Nova York onde novamente vivem um romance, mas pelas circunstancias acabam sofrendo para ficarem juntos.

 

 

Facebook Comments