Preguntas Frecuentes
Onde começou a viagem e onde é o destino final?
Começamos na cidade de David, Panamá e chegamos mais ao norte na cidade de Real Catorze, México. Percorremos 9 países de bicicleta (Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, México, Belize e Cuba).
Quanto tempo vai durar a viagem?
Saímos no 16 de agosto de 2014 e pensamos em ficar aproximadamente 1 ano na estrada.
Como vocês financiam a viagem?
Não temos nenhum patrocinador ou apoiador, economizamos durante 2 anos para ir juntando algo para a viagem.
Também temos fotos postais nossas que servem tanto como para dar de presente a pessoas que nos recebem como para vender.
Temos um orçamento de uns 25 dólares diários.
O que comem pelo caminho?
Para nossa sorte, a gastronomia da América Central é super rica. E nós somos bastante flexíveis a comida (com exceção que Mariana não come carne) e bastante curiosos também para provar novos sabores.
Levamos uma fogareiro com a gente, um MSR Dragon Fly que é recarregável a qualquer combustível. Assim muitas vezes no apuro cozinhamos comidas práticas e rápidas que possam ser feitas em uma panela apenas.
Nosso café-da-manhã varia muito: de aveia, pão com tomate e abacate, frutas , café negro e muitas vezes o café típico daqui que é gallo pinto (arroz e feijão) e seus acompanhamentos (queijo, ovos, plátanos..)
Já o almoço quase sempre é na rua, paramos em um lugar e comemos um “prato do dia” que quase sempre é arroz, feijão, salada, alguma carne e plátanos. Isso tudo com um valor de 2 a 4 dólares.
Na janta escolhemos comer bastante carboidratos para recuperar as forças de um dia de pedalada. Uma boa massa com tomate e ovo, um guiso (arroz com vegetais), omeletes com batatas, etc.
E sempre levando algum açúcar para ir comendo durante a pedalada, seja uma rapadura, uva passas, balas ou chocolates.
Onde vocês dormem?
Isso varia muito. Temos uma barraca que nos possibilita dormir em lugares mais variados (desde praças até ao lado de um vulcão). Buscamos bastante o site couchsurfing e também o warmshowers que são redes de hospedagens gratuitas para viajantes, casa de conhecidos e muitas vezes usufruímos da generosidade de pessoas locais e também dos bombeiros. Mas quando não temos essas opções recorremos a um hostel econômico.
– O que vocês levam nas bicicletas?
Como nós mesmos dizemos, levamos nossa “casa” nas bicis. Roupas (para verão, inverno, chuva..), utensílios para cozinhar (fogareiro, panelas, pratos, talheres), itens para acampar (barraca, sacos de dormir, isolante térmico ), computador, máquina fotográfica, kit farmácia, guias de viagem..etc
Vocês treinaram muito antes de começar a viagem?
Na verdade, já tínhamos a bicicleta incorporada em nossos cotidianos na cidade. Quique diariamente para ir ao trabalho e faculdade, e Mariana mais nos fim de semanas já que trabalhava muito longe de casa. Mas nunca como treinamento forte para viajar, vimos que condições físicas vamos conseguindo durante a viagem.
Quantos quilômetros vocês fazem por dia?
Não podemos dizer com exatidão quantos quilômetros fazemos dia porque isso varia muito: tem dias que são 100 km, outros 20 km e muitos sem pedalar ! Porque isso depende e como é a estrada (muita subida, de pedra), clima (muito vendo, chuva, calor forte), cansaço, ganas de pedalar ou conhecer melhor a cidade, e também pelas pessoas que vamos conhecendo no caminho.
Já tinham feito uma viagem dessa antes?
Uma viagem curta (mas intensa). Sem ter muito preparo, saímos de Montevideo até a cidade serrana de Minas no Uruguai. Foram 132 km em um dia, e sem levar muita coisa ficamos uma semana na região.
febrero 15, 2015 at 11:37 pm
Amigos, soy Ramiro, vivo en Tuxtla Gutiérrez, Chiapas. A su paso por esta tierra, si es que lo hacen, avísenme, para acomodarlos en la casa ciclista de la ciudad y ayudarlos en lo que se pueda para su travesía. Saludos y buenos kilómetros!
febrero 16, 2015 at 1:24 am
Hola Ramiro!! Que alegria recibir este mensaje tuyo..Estamos mirando ahora en el mapa..y creo que vamos pasar por tu ciudad si!! Seria un gusto conocerte y quedar en esta casa para ciclistas!! Muchas gracias..y seguimos en contacto!! saludos y hasta pronto!!
marzo 16, 2015 at 5:45 pm
Hola Mariana Quique
Un gusto saludarles; nos conocimos en Las Nubes, fue un gusto conocerles ahora que baje las fotos del viaje a Chiapas las comparto. Será un gusto verles cuando esten en la capital (México DF), espero podamos volver a vernos y tal vez compartir alguno de los lugares de esta ciudad.
Un placer conocerles y ser vecinos de carpa durante nuestro viaje. Que esten muy bien y sigan en esta aventura les dejo mi mail, esperando tener contacto con ustedes pronto. un abrazo.
Gaby y Omar
marzo 16, 2015 at 5:54 pm
Hola queridos! Ayer mismo estábamos hablando de ustedes..imaginando que estabn por llegar a sus casas! Fue un placer para nosotros compartir esos dias con ustedes y seguro que dentro de unas semanitas estaremos ahí en la capital y saliremos juntos! Ahora mismo te add en el face y enviamos un email para seguir el contacto! Gracias por la visita en el blog!! Besos a los dos…
febrero 16, 2016 at 9:43 pm
Olá, amigos!
Primeiro, parabéns pelo excelente blog e mais ainda pela excelente viagem : – )
Cheguei até aqui para aprender mais sobre a Nicaragua de bicicleta. Vocês ficaram quanto tempo lá? Houve algum problema ou receio sobre segurança? Pergunto pois me disseram que está perigoso.
No final desse mês farei iniciarei a minha volta ao mundo de bicicleta, então estou estudando a rota.
Muito obrigado e ficarei feliz se encontrar vocês no caminho.
Um abraço!
febrero 17, 2016 at 10:42 pm
Olá, Rubens! Como estás? Obrigada pelo comentário aqui na página!
Imagino a tua expectativa para essa viagem, certamente será incrível e com muitos aprendizados!
Te conto que na Nicaragua ficamos 2 meses e nos surpreendeu muitissimo! E foi para o lado positivo. Primeiramente as pessoas sao muito amaveis e humildes, fizemos grandes amigos por lá! E sobre o tema da seguranca, Nicaragua é um dos paises mais pobres de toda América e ao contrario de que vemos no Brasil, é um dos mais seguros! Isso pelo fato de haver tanta diferenca social, nao se ve bairros milionarios e nem pessoas pedindo e dormindo na rua. Isso faz com que o país seja um lugar perfeito para viajar em bicicleta, porque alem de seguro nao tem tantas montanhas como em outros paises, as paisagens surpreendem (vulcoes e praias lindas) e a solidariedade das pessoas impressiona!
Lembrando que os cuidados básicos como evitar pedalar durante a noite sempre vem bem! Principalmente em El Salvador, Guatemala e México, que verás que ao baixar os ol as pessoas acompanham e se fecham dentro das casas!
Nao sei se ficou alguma duvida sobre Nica, qualquer coisa é só perguntar por aqui!
Abraco grande e bons preparativos…depois envia o blog caso tu estejas pensando em fazer algum para acompanharmos o teu trajeto também!
Vamos nos falando,
Mari e Quique